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quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Quando uma personagem é muito mais importante que a simples busca por tesouros


Durante anos, a simples menção a Tomb Raider trazia à mente a imagem de uma jovem inglesa de seios grandes e roupas minúsculas, explorando tumbas em lugares remotos do planeta. Todos sabiam qual era a origem de Lara Croft (uma herdeira que, após sobreviver a uma tragédia, se tornou uma “badass” e saiu desbravando tumbas e atirando em animais e bandidos que entravam no seu caminho), e isso parecia bastar.
Só que o tempo foi passando, Lara Croft foi se tornando uma paródia dela mesma e os jogos da série Tomb Raider perderam o seu encanto frente a diversos títulos, como os da franquia Uncharted. Por causa disso, a Square Enix resolveu dar um novo início para a série da exploradora de tumbas, mostrando em detalhes como ela deixou de ser apenas uma herdeira aventureira para ser uma das maiores heroínas dos games.

Recentemente, a empresa convidou alguns jornalistas para jogar os dois primeiros atos de Tomb Raider. Depois disso, algumas informações novas sobre o game surgiram na internet. Reunimos algumas para você ter ideia do que nos aguarda em março de 2013.
É tudo culpa da Lara!
Nos primeiros momentos de jogo, descobre-se como Lara e toda a tripulação do navio em que estavam naufragaram em uma remota ilha. Tudo acontece graças à insistência da herdeira, que está em busca de um artefato antigo e tem uma teoria de onde ele pode estar. Apesar de todos discordarem dela, o capitão acredita na moça e vai até o local indicado por ela.
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Basicamente, a culpa pelo naufrágio é da Lara, deixando desde os primeiros momentos a sensação clara de que o jogo não é sobre um artefato ou salvar o mundo de um mal antigo. Tomb Raider é um jogo sobre Lara Croft e sua jornada para se tornar a heroína que todos conhecem.
Ao contrário do que víamos em outros jogos, a Lara desse reboot não é uma acrobata que sai dando piruetas sem noção enquanto atira em todo mundo com duas pistolas. Ela ainda é ágil, mas de um jeito mais realista. Ela não é uma guerreira, um soldado. No novo jogo, Lara Croft é apenas uma sobrevivente.
Isso faz com que a maneira como a personagem é construída seja muito mais rica e envolvente, já que você poderá sentir as suas dificuldades e se sentir melhor a cada momento em que ela dá a volta por cima. Segundo jornalistas dos sites VG24/7 e Kotaku, isso acontece devido ao excelente trabalho sonoro do game, que consegue fazer com que o jogador se sinta junto a Lara a cada momento.
Um Tomb Raider sem tumbas?
Um dos elementos que muita gente liga à franquia Tomb Raider é a exploração de grandes cenários e seus puzzles. Até o momento, o reboot mostrava apenas uma Lara fugindo pela ilha e passando com certa facilidade por alguns obstáculos. Onde estavam as tumbas?
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Os jornalistas e os produtores afirmaram que os puzzles e as tumbas para serem exploradas estão lá, dando mais detalhes sobre a ilha e aumentando o escopo e a dimensão da trama. Mesmo assim, se essa não é a praia de alguns jogadores, o novo Tomb Raider poderá ser jogado sem medo de ser feliz, já que não obriga que o jogador passe horas tentando resolver um maldito puzzle dentro de um local pouco iluminado. 
Você poderá simplesmente avançar na história sem problemas, mas não terá todos os detalhes sobre a ilha e seus habitantes. A escolha é toda sua.
Um Uncharted feminino? Não é bem assim
Todos os jornalistas tiveram a mesma impressão dos primeiros dois atos de Tomb Raider: Lara Croft está se mostrando uma personagem complexa, heroica e que fica em pé de igualdade com diversos outros heróis dos games. Só que, em diversos momentos, o game lembrou muito outro título que vem fazendo sucesso há alguns anos em consoles da Sony: Uncharted.
Quando surgiu, Nathan Drake foi chamado de uma versão masculina de Lara Croft. Uncharted trazia muito do que os fãs gostariam de ver em um jogo de Tomb Raider, mas ficava a impressão de que a Crystal Dynamics e a Square Enix pareciam não encontrar um equilíbrio, apenas perdendo a mão.
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Agora, em Tomb Raider, a mecânica de jogo, com puzzles e ação stealth, é muito parecida com a vista nos títulos da Naughty Dog. Isso não é algo ruim, mas pode fazer algumas pessoas (inclusive fãs antigos, que prezavam pela exploração ao tiroteio e ação) torcerem o nariz para o game.
A verdade é que, aparentemente, Tomb Raider está trilhando um caminho pelo qual diversos jogos já passaram. Uns tiveram resultados melhores que outros. Segundo os jornalistas que testaram o game, Lara Croft está em boas mãos.
Se as reações tiradas destes testes podem indicar alguma coisa, é que teremos um jogo digno para uma personagem com a importância de Lara Croft no mundo dos games. No final das contas, todo mundo sai ganhando.


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